Sem categoria

Como será o seu 2018?

2018 está aí… Quais foram as suas promessas e desejos para este novo ano? Você se lembra de como gostaria que 2017 fosse?
Sim? Conseguiu concretizar todos os seus planos?
Não? O que lhe fez abandonar os seus anseios?

Sabemos que, no Brasil, o ano começa mesmo depois do Carnaval! Que tal usar os meses de janeiro e fevereiro para fazer uma reflexão da sua vida e projetar o seu 2018 com foco e determinação?

Segundo Walt Disney, “se você pode sonhar, significa que pode fazer”. A frase é inspiradora, mas não diz como fazer isso. O sonho sempre estará no campo das ideias e da imaginação. Como então colocá-los em prática, fazer acontecer? A maioria das pessoas precisa de um suporte, alguém que os ajude a manter o foco nos seus objetivos e atingir metas reais.

O coach Gilmar Carneiro explica que a diferença entre sonho e objetivos pode estar na reflexão, pensamento e planejamento sobre aquilo que desejamos alcançar. Carneiro cita o pesquisador americano Shaw Achor: assumir as rédeas do comando da vida nos leva a experimentar nosso potencial e desenvolver uma atitude mental positiva.

As pessoas frequentemente estão lidando com o conflito entre razão e emoção, ou seja, pensando uma coisa, sentindo outra e agindo totalmente diferente. Essa briga entre sentimentos, pensamentos e ações consome muita energia, causando estresse e desgaste emocional. Ou seja, em meio aos caos cotidiano, como manter diariamente essa atitude mental positiva?

Pensando e agindo positivamente. Parece fácil, mas não é. Por onde olhamos podemos perceber tristeza, dor, decepção, miséria ou simplesmente mau humor. Difícil manter um sorriso no rosto e o brilho no olhar todos os dias ao acordar e, principalmente, manter esse estado de espírito por horas.

Ser uma pessoa positiva faz total diferença e os benefícios aparecem quase que imediatamente, explica o coach Geronimo Theml. Criada nos anos 1990 pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman, a Psicologia Positiva foca nos aspectos positivos da vida para que a pessoa cresça e supere fases mais complicadas.

Ao contrário da Psicologia tradicional que foca em traumas e decepções, a Psicologia Positiva estuda emoções positivas e aspectos positivos do caráter da pessoa e de todos os que estão envolvidos no dia a dia, explica Geronimo. E acrescenta: a Psicologia Positiva é totalmente ligada com as práticas do Coaching, mesmo porque foca também nas forças que a pessoa tem, e não nas fraquezas e defeitos.

Para 2018, estabeleça metas positivas. Traçar de forma positiva significa estabelecer uma vida plena e confiante. Nesse sentido, Carneiro explica que metas positivas são aquelas que te levam à ter uma vida significativa, uma vida engajada e uma vida agradável, o que significa dizer que suas metas devem gerar sentido, engajamento e emoções positivas para você.

Por isso a importância de revisitar suas metas e avaliar, inclusive a forma como ela está escrita. Já definiu as suas metas para 2018? Só sonhar e desejar não basta. Ainda dá tempo. E não esqueça: para ser uma meta positiva, ela não deverá te dar a sensação de perda, desconforto ou insatisfação.