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Quer queimar gordura corporal? Conheça o Treino HIIT.

Conseguir eliminar aquela gordura localizada que incomoda toda vez em que nos olhamos no espelho em poucos minutos de exercício físico é a promessa do treino HIIT. High Intensity Interval Training, ou simplesmente HIIT, consiste, basicamente, num treino aeróbico aonde são intercalados exercícios de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade ou descanso.

Uma das vantagens em relação ao treino aeróbico tradicional contínuo de longa duração é que o HIIT permite consumir de 10 a 15% de calorias a mais em repouso até o dia seguinte a realização do treino. E o motivo é simples: um exercício de alta intensidade é seguido por um período de recuperação de baixa intensidade recuperando o fôlego para uma nova sequência de exercícios de alta intensidade. 

Ainda há quem defenda que o melhor para a queima de gordura corporal é realizar exercícios aeróbios de longa duração de forma contínua e em baixa intensidade, preservando a ideia de que a gordura corporal funciona como combustível energético para a realização do exercício. Vale ressaltar que treinamentos de baixa intensidade dificilmente trazem resultados satisfatórios quanto ao emagrecimento e sim na melhora do condicionamento físico.

Outra vantagem do HIIT é o tempo de duração da sessão que variam de 4 minutos a 45 minutos. Portanto, em 30 minutos ou menos, é possível realizar um treino satisfatório no que diz respeito ao gasto calórico e fortalecimento do corpo todo. No HIIT, o importante é realizar o exercício da forma mais intensa e explosiva possível. Quando treinamos em alta intensidade, o nosso corpo demora um longo período para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo “de repouso”, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o resto do seu dia. Um estudo de pesquisadores da East Tennessee State University, em 2001, mencionou que indivíduos que seguiram o programa HIIT queimaram 100 calorias a mais nas 24 horas após o treino. 

De acordo com a personal trainer Andrea Matos, o HIIT pode ser realizado por qualquer pessoa desde que as adaptações na intensidade e a escolha adequadas dos exercícios sejam feitas por um profissional de educação física capacitado.

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